Em muitas escolas, o trabalho com as tecnologias digitais oprime o professor |
As escolas particulares, no entanto, têm usado esses recursos a partir de uma concepção gerencial e administrativa que pouco têm a ver com a dinâmica didático-pedagógica. Quando não transformam as TICs em instrumento de marketing exclusivamente, associam a elas um conjunto de procedimentos de controle que acaba tornando sua riqueza potencial um instrumento de estresse acadêmico e profissional.
Os professores têm sido as principais vítimas desse enfoque equivocado. Não é raro que vejam seus horários de descanso ocupados por tarefas de alimentação de sites, interação com os alunos através de emails, salas de bate-papo, cursos semi-presenciais que escondem cargas-horárias dimensionadas artificialmente (embora o excesso de trabalho não tenha nada de aritificial). Isso tudo, além da execução de tarefas administrativas, algumas delas típicas de secretarias de escolas, o que representa um verdadeiro desvio da função docente.
Nas últimas negociações salariais - tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior - o SINPRO-SP abriu a discussão com os sindicatos patronais em torno do pagamento dessa sobrecarga extraordinária de atividades, aquilo que seria uma "hora-tecnológica" que se acrescentaria ao conjunto de conquistas da nossa categoria.
As discussões não chegaram a resultar na elaboração de uma cláusula específica sobre o assunto em nenhuma das convenções coletivas, mas há o compromisso de que uma comissão de estudos aprofunde o tema com vistas a que tais negociações sejam retomadas para 2011.
A Chapa 1 está comprometida em não deixar que o assunto esfrie, até porque intensifica-se por toda parte o uso das TICs em condições mais graves do que aquelas que foram originalmente apontadas.
Portanto, ao lado da compreensão didático-pedagógica sobre o uso dos recursos digitais na Educação, é preciso que nos mobilizemos em defesa do uso racional das tecnologias na escola e da justa remuneração que os professores devem receber pela forma como o fazem.
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