Blog da diretoria

Blog da diretoria

As convenções coletivas e nossa mobilização

Ao lado da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as Convenções Coletivas das professores e dos professores das escolas particulares são o principal instrumento de defesa das nossas condições de trabalho. A negociação de cada uma delas, todos os anos, é um difícil processo de construção porque diante das justas reivindicações de nossa categoria os donos de escola têm adotado uma postura de arrogância e de indiferença.

Só mesmo a disposição persistente do SINPRO-SP é que tem garantido a manutenção de várias das nossas conquistas históricas, o aperfeiçoamento gradativo de algumas delas e a introdução de novos direitos.

Nesse conjunto, o principal desafio é a mobilização dos professores: estamos convencidos de que somente uma posição mais enérgica das companheiras e dos companheiros em cada escola é que pode se refletir na mudança de posição dos sindicatos patronais.

Agora mesmo, nas negociações das convenções de 2010, foi o SINPRO-SP que abriu o debate sobre a necessidade de pagamento daquilo que chamamos de "hora tecnológica". Os professores e as professoras sabem do que se trata - o volume de novas atividades que temos que desenvolver em razão das tecnologias da informação e da comunicação que as escolas estão pondo em prática, muitas vezes de forma irracional e improdutiva -, e a simples introdução desse tema nas discussões sobre a convenção coletiva representou um avanço. A intenção é a de prosseguir discutindo com os patrões uma fórmula de mensurar esse trabalho extraordinário e já estipular o seu pagamento em 2011. Nada disso será possível, no entanto, sem a firme mobilização das professoras e dos professores na luta por essa reivindicação.

Pois o compromisso da Chapa 1 é o de avançar ainda mais nesse sentido, organizando assembleias por escolas, legitimando publicamente nossas exigências e, dessa forma, dificultar  o imobilismo patronal. 

Faça seus comentários e envie suas sugestões: chapa.um@sinprosp.org.br
______________________________

Perguntas que não podem ficar sem resposta

Perguntas que não podem ficar sem resposta<br>
* Se eu não votar na minha escola, como faço?

O professor (ou a professora) sindicalizado que não votar na escola em que leciona por qualquer motivo, poderá fazê-lo na sede do SINPRO-SP (Rua Borges Lagoa, 170 - próximo à estação Santa Cruz do Metrô), no horário das 7 às 20h. Para isso, basta que se identifique.

* Quem pode votar?

Têm direito a voto todos os professores e professoras sindicalizados até 26 de abril de 2010 que estejam em dia com suas obrigações de associados e que atendam as normas estatutárias
____________________

Desafio de todos

Desafio de todos
Manter e ampliar a mobilização da nossa categoria é um dos mais importantes compromissos da Chapa 1

DISCUTA NOSSAS PROPOSTAS. PARTICIPE DA VIDA DO SINPRO-SP!

____________________