Blog da diretoria

Blog da diretoria

O SINPRO-SP em números

Vale a pena conhecer a dimensão do Sindicato dos Professores em algumas de  suas atividades nos ultimos anos:


Paulo Freire: fundador e patrono da
Escola do Professor
4.200 é o número de companheiras e de companheiros que frequentaram os cursos oferecidos na programação da Escola do Professor nos últimos 4 anos. Inspirada numa concepção crítica da Educação, a Escola do Professor está entre as principais atividades que o SINPRO-SP desenvolve. Fundada em 1993 em convênio com a PUC-SP e, posteriormente, transformada em curso de especialização lato sensu já aprovado pela comissão do MEC que avaliou seu projeto, o objetivo da Escola é o de oferecer cursos de atualização pedagógica em várias áreas do conhecimento. 

* 1.200 benefícios do INSS foram concedidos entre 2007 e 2010 através do Departamento de Previdência do Sindicato, que orientou e auxiliou todos os sindicalizados que já estavam em condições de se aposentar.

* 2.600 ações individuais foram impetradas na Justiça do Trabalho através do Departamento Jurídico do SINPRO-SP cujos advogados brigam com garra na defesa dos direitos dos professores.

* 50 mil boletins eletrônicos são enviados todas as semanas aos professores cadastrados. É através desse material que o Sindicato põe em circulação informações trabalhistas importantíssimas, divulga palestras, cursos, explica o andamento das negociações salariais, convoca assembléias, publica suas contas e suas previsões orçamentárias.

* 840 mil foi o número de acessos ao site do SINPRO-SP entre 2009 e 2010, muitos dos quais de professoras ou professores que procuraram orientações diversas sobre problemas trabalhistas, enviaram suas dúvidas para esclarecimentos que são rapidamente prestados. Vários desses acessos foram de companheiros que se sindicalizaram através da home page do Sindicato, um procedimento simples, mas consciente de adesão à nossa luta. 

* 20 mil foram os atendimentos eletrônicos de professores e de professoras nos últimos quatro anos.


* 5.400 visitas a quase 1.400 escolas foram feitas pelos diretores de base do Sindicato e pelas 
agentes sindicalizadoras - funcionárias do SINPRO-SP especializadas no atendimento das professoras e dos professores. Aqueles que ainda não são sindicalizados podem fazê-lo sempre que as agentes visitam sua escola e também é através delas e dos próprios diretores da entidade que nossa categoria recebe informações preciosas sobre seus direitos e sobre os serviços prestados pelo Sindicato.


* 1.900 escolas foram chamadas ao Sindicato para resolver pendências ou irregularidades trabalhistas praticadas contra seu corpo docente. O número é o resultado de denúncias feitas diretamente à nossa entidade pelas professoras e pelos professores, ou constatações decorrentes das visitas às escolas feitas pelos diretores do SINPRO-SP. Quando a Escola se recusou a cumprir a lei depois de chamada ao Sindicato, o caso foi encaminhado ao nosso Departamento Jurídico ou ao serviço de fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho. Perto de 70% dos problemas registrados foram solucionados, isto é, as escolas concordaram em corrigir as irregularidades pelas quais foram denunciadas. 


* 25 mil é o número de exemplares da Agenda do Professor, editada desde 1992 e distribuída para todos os associados. Além da sua utilidade diária e das informações sobre os serviços oferecidos por nossa entidade, O SINPRO-SP transformou cada uma de suas edições em instrumento de orientação política e trabalhista de nossa categoria.


* 3.000 professores ou professoras aproximadamente são atendidos pela Unimed Paulistana através de plano de saúde coletivo oferecido pelo SINPRO-SP, número que equivale a cerca de 7 mil pessoas dependentes dos titulares dos planos cujo custo é 30% menor que os valores cobrados no mercado.


Esses registros são alguns indicativos da importância que as eleições para a nova diretoria do SINPRO-SP têm para o seu fortalecimento. A Chapa 1 está comprometida com a manutenção e com o crescimento desses índices.


Faça seus comentários e envie suas sugestões: chapa.um@sinprosp.org.br
______________________________

Perguntas que não podem ficar sem resposta

Perguntas que não podem ficar sem resposta<br>
* Se eu não votar na minha escola, como faço?

O professor (ou a professora) sindicalizado que não votar na escola em que leciona por qualquer motivo, poderá fazê-lo na sede do SINPRO-SP (Rua Borges Lagoa, 170 - próximo à estação Santa Cruz do Metrô), no horário das 7 às 20h. Para isso, basta que se identifique.

* Quem pode votar?

Têm direito a voto todos os professores e professoras sindicalizados até 26 de abril de 2010 que estejam em dia com suas obrigações de associados e que atendam as normas estatutárias
____________________

Desafio de todos

Desafio de todos
Manter e ampliar a mobilização da nossa categoria é um dos mais importantes compromissos da Chapa 1

DISCUTA NOSSAS PROPOSTAS. PARTICIPE DA VIDA DO SINPRO-SP!

____________________